O papel do cuidador é, além de um ato de respeito e solidariedade, agregar conhecimentos técnicos, compromisso e empenho no resgate da dignidade humana e a qualidade de vida da pessoa com deficiência.Estes atributos separados, por maior que seja a boa vontade, não alcançam o resultado esperado e desejado.

Dessa forma, é fundamental, além dos estímulos naturais para o ato de cuidar, que a pessoa esteja munida de conhecimentos básicos para desempenhar a tarefa, permitindo aplicar técnicas necessárias para criar hábitos diários na vida de crianças e adultos com deficiência mental (intelectual), paralisia cerebral ou autismo, assim como melhorar sua qualidade de vida num entendimento eficaz direcionado às necessidades, as dificuldades e as características das necessidades que acometem a pessoa com deficiência e seus familiares.

Objetivo do curso:

Aprender de forma didática como desenvolver habilidades necessárias para a aquisição dos hábitos de higiene, vestuário, locomoção e alimentação (atividades básicas da vida diária) da criança e adulto com deficiência.

Duração: 100 h

Programação Geral:

  • Desenvolvimento motor Normal e Anormal;
  • Tipos de deficiências e suas implicações;
  • Posicionamento ;
  • Interação e vínculo;
  • Dificuldades na alimentação – Disfagias;
  • Estimulação Global (motora e/ou mental);
  • Autismo
  • Contextualidade da Educação Inclusiva
  • Atividades do dia a dia (alimentação, banho, vestuário, cuidados pessoais);

Conteúdo Programático Específico:

  • Principais patologias e suas características.
  • Noções de padrões respiratórios e assistência à ventilação.

Conhecimento básico de aparelhos (sondas vesicais, nasais, traqueostomia, gastrostomia, colostomia etc).

  • Manejo postural – transferências e posicionamentos adequados (no leito, sentado, deitado e em pé).

Massagem de conforto e profilaxia de escaras.

Auxílio para a locomoção nas diversas condições – muletas, andadores, cadeiras de rodas etc.

Noções de manejo – órteses, próteses, imobilizações, talas etc.

  • Cuidados de higiene – uso adequado de banheiro, higiene íntima, higiene bucal, banho e assepsias específicas, sonda etc.

Materiais de apoio – cadeiras sanitárias, tapetes antiderrapantes, barras de segurança etc.

Uso de material de apoio – coxins, rolos, cunhas, estabilizadores de tronco etc.

Facilitação das atividades funcionais – vestuário (Despir e vestir. Complementos: botões, ziper, laço).

Alimentação

Deglutição e mastigação atípicas, engasgo, refluxo, disfagias e aspiração.

Uso dos talheres e adaptação de utensílios.

Hábitos à mesa.

  • Demonstração e Discussão de casos clínicos

Público-alvo:

Professores,estudantes, profissionais da área da saúde e pessoas que trabalhem com crianças ,adolescentes e adultos com necessidades especiais.

Investimento:

1 + 3 de R$ 79,00