Diferenciais

Visando à formação de profissionais que dominem a língua estudada e suas culturas para atuar como professores, pesquisadores, críticos literários,  revisores de textos, entre outras atividades, inclusive de tradutores (embora o curso não seja focado para isso), o curso de Letras deve contribuir para o desenvolvimento de várias competências e habilidades na área linguística e literária para cumprir o principal objetivo do curso: formar licenciados na área do ensino da Língua Portuguesa e da Libras aptos a atuarem interdisciplinarmente em áreas afins, que tenham o trabalho pedagógico como sentido da formação, numa perspectiva dialética e dialógica de ensino e aprendizagem. Para tanto, o curso da FSB apresenta os seguintes diferenciais, os quais estão em consonância com documentos norteadores (BRASIL, 2001):

  • Formar o profissional de Letras com domínio do uso da língua portuguesa e/ou da língua de sinais, na oralidade e na escrita, em termos de recepção e produção de textos.
  • Permitir a formação de um profissional capaz de refletir, analítica e criticamente, sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico.
  • Desenvolver no estudante de Letras um futuro profissional com visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional.
  • Preparar profissionalmente, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho, apto a atuar interdisciplinarmente em áreas afins, numa percepção crítica de diferentes contextos interculturais que for capaz de atuar.
  • Dominar os conteúdos básicos em relação à estrutura e ao funcionamento da língua (portuguesa e língua de sinais), objetos dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio, ou seja, aprimorar o conhecimento e o uso da língua, objeto de estudo, em termos de suas características culturais, estruturais e funcionais, mantendo-se atento às variedades linguísticas e culturais.
  • Dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos linguísticos e literários para os diferentes níveis de ensino.
  • Propiciar uma formação docente em que as dimensões teóricas e práticas do conhecimento estejam inter-relacionadas, podendo, portanto, realizar um trabalho interdisciplinar que permita uma visão ampla dos conhecimentos das áreas de língua portuguesa e língua de sinais.
  • Formar licenciados na área do ensino da língua portuguesa e língua de sinais, aptos para atuarem interdisciplinarmente em áreas afins, que tenham o trabalho pedagógico como sentido da formação, numa perspectiva dialética e dialógica de ensino e aprendizagem.

Público-Alvo

O curso é destinado a pessoas com certificado de conclusão do Ensino Médio, que desejam atuar como licenciado na área.

Disciplinas
Sobre o Curso

O curso de Licenciatura em Letras Português-Libras da FSB está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Letras, parecer CNE/CES 492/2001, que prevê a formação de professores habilitados com curso superior em áreas fundamentais – no caso da Língua Portuguesa e da Libras. Ou seja, o objetivo do Curso de Letras “é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

O curso focaliza sua atuação na formação de professores de língua e literatura portuguesa e língua de sinais para a educação básica, com duração mínima de 4 anos, e oferece as seguintes habilitações: Língua Portuguesa (LP) e Língua de Sinais e suas respectivas literaturas.

Certificação:

Ao concluir o curso, o aluno terá o diploma de Licenciatura em Letras Português-Libras.

Dias e Horários:

Aulas de segunda a quarta-feira, das 18h30 às 22h30

Polos e Unidades:

Curitiba

Duração do Curso:

4 anos

Contato:

(41) 3123-9000