Diferenciais

A fim de um aproveitamento com excelência de todos os conteúdos pelo estudante, e tendo em vista as especificidades do curso Letras/Libras Ead que comporta uma prática visual, este detém algumas especificidades quanto a sua acessibilidade e intencionalidade na formação de um egresso autônomo e atuante socialmente.

 Prática Interdisciplinar / Laboratórios de Libras: Tendo por objetivo contemplar o perfil do nosso aluno dentro do contexto social atual, essas disciplinas contarão com aulas presenciais no polo. Serão realizadas por vídeo conferência ao vivo na qual se desenvolverão práticas de sinalização e conversação.

E-Book/VideoBook: Em atendimento a especificidade do curso quanto ao cunho prático da língua visual-gestual aqui tratada, substitui-se o recurso didático redigido em PDF por vídeos de reprodução - E-Book/VideoBook nas disciplinas práticas, visando contemplar questões visuais que uma vez estáticos sob forma de imagens/desenhos, não se fazem claros na sinalização do idioma.

Tutor Fluente em Libras: O estudante, seja ele surdo ou ouvinte, será atendido por um tutor fluente em Libras, assim o aluno terá total acessibilidade no que diz respeito as disciplinas práticas e dúvidas referente a língua.

Sinalário em Libras: O aluno terá acesso a um sinalário com glosas em Libras afim de contemplar a variação linguística da língua e ter o entendimento completo do conteúdo traduzido e abordado nas aulas.

Janela de Libras: Todas as aulas do curso terão a janela de Libras ampliada para que os alunos acompanhem não apenas o conteúdo, mas a sinalização do tradutor. Essa objetiva-se principalmente a expor o estudante a um laboratório linguístico, no qual se pode assimilar além do conteúdo, a língua, vocabulário e  a prática tradutória.

Canal Vídeo Acessibilidade: Através deste o aluno pode fazer questionamentos referente a regionalidades da língua, além de dúvidas das disciplinas e questões acadêmicas por meio de vídeo e em sinais. Isso proporciona ao estudante acessibilidade comunicacional e condiz com o respeito as especificidades individuais que a Faculdade São Braz busca em suas atividades.

Projeto de Aplicação Científica: Este tem por objetivo fazer com que o aluno transcenda os conhecimentos adquiridos no curso por meio de uma prática coerente e de respeito aos direitos humanos. Durante todo o curso são fundamentadas por meio das disciplinas subsídios para que o egresso possa atuar de forma consciente, sem assistencialismo e em respeito à cultura da pessoa surda. Nessa disciplina oportuniza-se que o aluno desenvolva um projeto de cunho prático e autoral e que direcione reflexos advindos dele, em sua sociedade de pertencimento, e de acordo com suas habilidades e interesses como: uma palestra, um curso, um mini projeto (adequando-se também a realidade local do estudante), dentre outros.

Público-Alvo

O curso é destinado a pessoas com certificado de conclusão do Ensino Médio, que desejam atuar como licenciado na área.

Disciplinas
Sobre o Curso

O curso de Licenciatura em Letras Português-Libras da FSB está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Letras, parecer CNE/CES 492/2001, que prevê a formação de professores habilitados com curso superior em áreas fundamentais – no caso da Língua Portuguesa e da Libras. Ou seja, o objetivo do Curso de Letras “é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

O curso focaliza sua atuação na formação de professores de língua e literatura portuguesa e língua de sinais para a educação básica, com duração mínima de 4 anos, e oferece as seguintes habilitações: Língua Portuguesa (LP) e Língua de Sinais e suas respectivas literaturas.

Certificação:

Ao concluir o curso, o aluno terá o diploma de Licenciatura em Letras Português-Libras.

Dias e Horários:

Aulas de segunda a quarta-feira, das 18h30 às 22h30

Polos e Unidades:

Curitiba

Duração do Curso:

4 anos

Contato:

(41) 3123-9000