• A BNCC e a Educação Especial Inclusiva
    60 dias

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto documento de caráter normativo, define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes, de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, deverão desenvolver durante sua escolaridade, como também indica os conhecimentos e competências a serem desenvolvidos. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Nesse sentido, a educação inclusiva deve fazer parte da rotina do educador, pois o que era uma possibilidade tornou-se um direito de todo cidadão. No entanto, a concepção de inclusão escolar tem uma abrangência que supera a inserção de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino comum, uma vez que implica repensar a escola em seu papel educacional e social, no sentido de assegurar a todos esses estudantes, o direito ao desenvolvimento de competências que lhe assegurem o direito de aprender.

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  • Altas Habilidades ou Superdotação - 60h
    15 dias

    O estudo sobre as Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) permite conhecer as necessidades cognitivas, sociais e afetivas desse indivíduo, considerando-o em suas relações sociais, a fim de dar-lhe oportunidades para a construção de seu conhecimento. Ao priorizar o desenvolvimento de suas potencialidades, permite-se à pessoa com AHSD maximizar suas contribuições em benefício da sociedade e vivenciar suas relações cotidianas de forma harmônica e saudável.

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  • Arte na Educação Inclusiva (90h)
    25 dias

    O curso visa aprofundar conhecimentos e discutir o papel da arte e da cultura nas práticas educacionais e nos currículos dos vários níveis de ensino no Brasil, possibilitando uma reflexão sobre as questões referentes a arte e sua aplicabilidade no processo inclusivo.

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  • Atendimento Educacional Especializado - AEE (150h)
    35 dias

    O curso de Especialização em “Atendimento Educacional Especial” traz exatamente essa proposta: fazer do educador um profissional que tenha consciência de sua prática educativa e que conheça cada etapa desse processo. Teoria e prática mesclam-se nesta proposta inovadora que, certamente, dará mais segurança e consistência ao atendimento educacional especializado.
    Objetivos: Possibilitar aos profissionais que atuam no atendimento educacional especial, conhecimento acerca de recursos, metodologias e tecnologia assistia. Também é objetivo desse curso, ampliar o conhecimento dos educadores no que se refere à História, fundamentação e legislação do atendimento educacional especializado.

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  • Atendimento Educacional Especializado  e Sala de Recursos Multifuncional 
    60 dias

    O curso de Especialização em “Atendimento Educacional Especial e Sala de Recursos Multifuncional” visa fazer do educador um profissional que tenha consciência de sua prática educativa e que conheça cada etapa desse processo. Teoria e prática mesclam-se nesta proposta inovadora que, certamente, dará mais segurança e consistência ao atendimento educacional especializado e da sala de recursos multifuncional.

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  • Atividades rítmicas e a dança na Educação Física
    60 dias

    O curso visa a formação de profissionais atuantes nas áreas de educação, intensificando a dança e as atividades rítmicas nas aulas de Educação Física, possibilitando ações que priorizam o desenvolvimento físico e a socialização do indivíduo.

    Tem por objetivo, promover a organização didática para os professores, afim de realizar seu trabalho com planejamento de conteúdos de tal forma que facilite a aplicação do aprendizado, incrementando a prática esportiva e as atividades motoras com inclusão da dança e das atividades rítmicas.

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  • Autismo
    90 dias

    O curso, capacita os participantes para que possam atender as necessidades de alunos com autismo, de forma a tornar efetiva sua socialização. Traz um conteúdo completo sobre o tema, a apresentação dos principais aspectos como interação, comunicação, comportamento e funcionamento mental de uma pessoa com autismo.

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  • Braille e Sorobã
    60 dias

    O curso de Braille e Sorobã aborda as vantagens e a importância desses instrumentos inclusivos educacionais como recursos didáticos. O Braille é um dos códigos de apoio da língua e o Sorobã é um importante recurso didático utilizado para facilitar a aprendizagem dos cálculos exigidos na Educação Básica.

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  • Capacitação - Semana da Inclusão - Conceitos e Práticas da Educação Especial
    30 dias (mínimo em dias de estudo para obtenção de certificado)

    O curso de extensão visa oferecer uma formação crítica diferenciada por meio de saberes profissionais e técnicos oportunizando a formação continuada, com abordagens direcionadas aos processos e práticas inclusivas na educação especial.

    Capacitar profissionais da Educação e áreas afins para os conceitos e práticas da Educação Especial Inclusiva.

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  • Capacitação - Semana Psicopedagógica
    30 dias (mínimo em dias de estudo para obtenção de certificado)

    O curso de extensão visa oferecer uma formação crítica diferenciada por meio de saberes profissionais e técnicos oportunizando a formação continuada.
    Capacitar e fornecer subsídios teóricos e práticos aos profissionais interessados na Psicopedagogia, objetivando a construção de conhecimentos, os quais ofereçam estrutura profissional como meio de organizar sua atuação psicopedagógica nos vários ambientes de aplicabilidade.

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  • Deficiência Intelectual
    60 dias

    O curso de extensão em Deficiência Intelectual (DI) traz a proposta: fazer do educador um profissional que tenha consciência de sua prática educativa e que conheça cada etapa desse processo. Teoria e prática mesclam-se nesta proposta inovadora que, certamente, dará mais segurança e consistência ao atendimento educacional especial com ênfase na deficiência intelectual.

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  • Deficiência Intelectual (120h)
    30 dias

    O curso traz a proposta de fazer do educador um profissional que tenha consciência de sua prática educativa e que conheça cada etapa desse processo. Teoria e prática mesclam-se nesta proposta inovadora que, certamente, dará mais segurança e consistência ao atendimento educacional especial com ênfase na deficiência intelectual.

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  • Educação Ambiental e Sustentabilidade
    60 dias

    O curso destaca a Educação Ambiental e as medidas necessárias para preservação do meio ambiente e práticas sustentáveis. Tem por objetivo discutir os temas Educação e Meio Ambiente: cidadania, inserção curricular, planejamento, avaliação e metodologias.

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  • Educação Especial Inclusiva (120h)
    30 dias

    A Educação Especial engloba uma imensa diversidade de necessidades educativas especiais, assim como uma equipe multidisciplinar, composta pelos mais diversos profissionais e especialistas, promovendo assim uma melhor qualidade de vida àqueles que, por algum motivo, necessitam de um atendimento mais adequado à sua realidade física, mental, sensorial e social.  

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  • Educação Física Inclusiva para pessoas com deficiência (PCD) - 60h
    15 dias

    O curso visa a formação de profissionais atuantes nas áreas de educação, intensificando a Educação Física inclusiva para PCD, possibilitando ações que priorizam o desenvolvimento físico e a socialização do indivíduo.

    Tem por objetivo, promover a organização didática para os professores, afim de realizar seu trabalho com planejamento de conteúdos de tal forma que facilite a aplicação do aprendizado, incrementando a prática esportiva e as atividades motoras como forma de estimular (o desenvolvimento e a socialização de crianças e adolescentes PCD.

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  • Gênero e Diversidade no Cotidiano Escolar
    60 dias

    O curso de extensão visa oferecer uma formação crítica diferenciada por meio de saberes profissionais e técnicos, oportunizando a abordagem de conhecimentos a respeito de diversidade, gênero e sexualidade, evidenciando a sua relação com o currículo e as práticas pedagógicas no ambiente escolar.

     O curso tem como objetivo a formação de profissionais aptos a atuar nas áreas de educação, desenvolvendo ações que priorizam a inter-relação e a qualificação de profissionais que atuam no âmbito educacional para questões relativas ao gênero e diversidade sexual, com foco em sua interface no ambiente escolar.

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  • III Semana da Inclusão
    30 dias (mínimo em dias de estudo para obtenção de certificado)

    O curso visa desperta o olhar diferenciado para a atuação na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O curso traz abordagens que contextualizam os marcos históricos e normativos no Brasil referentes aos processos inclusivos, acessibilidade, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa.

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  • Jogos e Brincadeiras na Alfabetização
    90 dias

    O jogo como promotor de aprendizagem e do desenvolvimento passa a ser considerado nas praticas escolares como importante aliado para o ensino, já que coloca o aluno diante de situações lúdicas como o jogo pode ser uma
    boa estratégia para aproximá-los dos conteúdos culturais a serem vinculados na escola.

    Os jogos e brincadeiras são tão importantes para o desenvolvimento das crianças, tornando-se assim um direito garantido tanto em algumas leis específicas quanto em referenciais para a educação básica.

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  • Jornada Pedagógica
    30 dias

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  • LIBRAS e CAE para SURDOCEGUEIRA
    60 dias

    O curso visa aplicar conhecimentos, metodologias e estratégias relacionadas ao uso da LIBRAS e em referência ao Centro de Atendimento Especializado (CAE) destinado a educandos com surdocegueira, propondo meios e abordagens para atuar em situações de aprendizagem junto ao surdo e ao surdocego. O curso apresentará conceitos, causas, formas de comunicação e aprendizagem, bem como noções gerais de conteúdos voltados às áreas específicas como Libras, Braille, Orientação e Mobilidade, Terapia Ocupacional, Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, visando estimular os estudantes para uma vida autônoma e independente.

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  • Libras (120h)
    30 dias

    O curso visa aplicar conhecimentos, metodologias e estratégias relacionadas ao uso da LIBRAS, apresentando conceitos, causas, formas de comunicação e aprendizagem, bem como noções gerais de conteúdos voltados às áreas específicas como Libras, Braille, Orientação e Mobilidade, Terapia Ocupacional, Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, visando estimular os estudantes para uma vida autônoma e independente.
    Objetivos: Capacitar profissionais da Educação e áreas afins para a atuação junto a educandos com deficiência auditiva e com surdocegueira, fornecendo subsídios para a tomada de decisões quanto ao Atendimento Educacional Especializado necessário.

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  • Mediação de Conflitos em Sala de Aula
    90 dias

    A missão de educar não é fácil para professores que têm pela frente alunos violentos.

    O conflito emerge em toda situação social em que se compartilham espaços, atividades, normas e sistemas de poder e a escola obrigatória é um deles. Um conflito não é necessariamente um fenômeno da violência, embora, em muitas ocasiões, quando não abordado de forma adequada, pode chegar a deteriorar o clima de convivência pacífica e gerar uma violência multiforme na qual é difícil reconhecer a origem e a natureza do problema.

    O curso tem por objetivo:

    Desenvolver as habilidades dos participantes em identificar, mediar e gerir conflitos no ambiente corporativo, tanto de natureza interna como externa.

    Preparar pessoas para atuar como mediadores corporativos, bem como gestores de conflitos entre pessoas e grupos.

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  • Musicalização na Sala de Aula
    90 dias

    A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.
    A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
    É importante que o profissional consiga inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, incentivando a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical, isso desde a educação infantil.

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  • Orientação e Mobilidade
    60 dias

    O curso de Orientação e Mobilidade aborda a habilidade de compreensão do ambiente em sua totalidade (o qual é reconhecido e conquistado pelos deficientes visuais desde seu nascimento, evoluindo no decorrer de sua vida). Nesse contexto o curso abordará de maneira aprofundada a importância da nova orientação, por parte da criança, em sua adaptabilidade nas mudanças ou reconhecimento de distintos espaços; apresentando informações positivas necessárias na educação de crianças com deficiência visual.

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  • Os Jogos no Ensino da Matemática
    90 dias

    Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver
    problemas.

    O uso de jogos no ensino de matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de apreender esta disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido.

    Os jogos são real oportunidade para despertar no aluno o gosto pela matemática, pois, são ricas fontes de motivação, interesse e atenção. Mas é necessário que o educador tenha em mente os objetivos do jogo antes de aplicá-los.

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  • Práticas em sala de aula na Educação Infantil
    60 dias

    O curso visa oferecer uma formação crítica diferenciada para os profissionais que atuam na Educação Infantil, trazendo abordagens de saberes profissionais e técnicos oportunizando a reflexão e o aprofundamento nos conhecimentos básicos para a atuação no trabalho cotidiano de profissionais para cuidar/educar a criança na Educação Infantil.
    O curso visa aprofundar conhecimentos básicos para a atuação no trabalho cotidiano, na docência, na gestão, supervisão e organização curricular em Instituições de Educação Infantil.

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  • Práticas para Educação Infantil
    90 dias

    O educador infantil, deve ampliar o conhecimento e a compreensão das práticas de educação Infantil em âmbito escolar.

    O curso favorece a apropriação crítica de conhecimentos sobre o tema e em instâncias de atuações diferenciadas , contribuindo para a construção de novos fazeres e novos olhares sobre a prática docente .
    Prof.ª Regina Shudo

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  • Psicomotricidade (120h)
    30 dias

    O curso traz a abordagem da Psicomotricidade, como intervenção corporal, privilegiando as experiências (corporais, relacionais e cognitivas).
    Objetivos: O curso tem como objetivo a formação de profissionais aptos a atuar nas áreas de educação, desenvolvendo ações que priorizam a inter-relação entre psiquismo e motricidade do desenvolvimento humano. A metodologia do curso também trabalha a construção das competências e habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização do indivíduo.

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  • Semana da Educação infantil - Práticas na Sala de Aula
    30 dias (mínimo em dias de estudo para obtenção de certificado)

    O curso visa oferecer uma formação crítica diferenciada por meio de saberes profissionais e técnicos oportunizando aprofundar os conhecimentos básicos para a atuação no trabalho cotidiano de profissionais para cuidar/educar a criança de 0 a 5 anos e 11 meses.

    O curso visa aprofundar conhecimentos básicos para a atuação no trabalho cotidiano, na docência, na gestão, supervisão e organização curricular em Instituições de Educação Infantil.

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  • Semana da Formação Continuada
    30 dias (mínimo em dias de estudo para obtenção de certificado)

    O curso de extensão visa oferecer uma formação crítica diferenciada por meio de saberes profissionais e técnicos oportunizando a formação continuada de profissionais da Educação e áreas afins.

    Capacitar profissionais da Educação e áreas afins em distintos processos que permeiam: a alfabetização matemática e utilização do lúdico na aprendizagem, ensino da língua portuguesa na Educação Infantil, com abordagem das novas tecnologias para ensinar e avaliar (incluindo instrumentos e práticas aplicáveis na Educação Inclusiva) e os desafios da Educação em Escolas de Tempo Integral.

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  • Semana do Servidor Público
    30 dias (mínimo em dias de estudo para obtenção de certificado)

    O curso de extensão visa oferecer uma formação crítica diferenciada por meio de saberes profissionais e técnicos oportunizando a formação continuada de servidores públicos e afins.

    Capacitar os servidores públicos e profissionais de áreas correlatas ao aprofundamento teórico e técnico na atuação ética no serviço público e na excelência no atendimento ao público nesse setor, abordando as políticas públicas, a gestão estratégica e de pessoas.

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  • Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa - 60h
    15 dias

    O curso de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa visa preparar os profissionais atuantes ou os que desejam atuar na Educação Especial, desenvolvendo capacidades e apresentado informações teóricas relevantes das terminologias da comunicação alternativa e tecnologia assistiva, evidenciando a utilização dessas tecnologias em salas de aula comuns (escolas regulares) e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas quais a utilização das tecnologias assistivas e a comunicação alternativa visa a autonomia e a participação social dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

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  • Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH
    90 dias

    O curso TDAH - Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade tem a finalidade de aprofundar os conhecimentos de educadores, profissionais da saúde, e para o público em geral que buscam uma qualificação para trabalhar e lidar com portadores do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

    Transtorno que atinge um universo muito grande crianças e adolescentes e mesmo na fase adulta.

    Aborda conceitos fundamentais como a definição, identificação e diagnóstico do TDAH, quais as principais causas e características deste transtorno e ainda os aspectos linguísticos e sociais relacionados ao Transtorno do Déficit de Atenção.

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  • Transtorno do Espectro Autista (TEA) - 60h
    15 dias

    O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é o termo adotado pela Associação Americana de Psiquiatria, sendo veiculado na quinta edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5), com publicação no Brasil a partir do ano de 2013. Essa nova terminologia integra os diversos tipos de Autismo, bem como o Transtorno de Asperger.

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  • Transtornos Globais do Desenvolvimento - 60h
    15 dias

    O curso de extensão em Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) é voltado para a formação continuada de profissionais da área da educação, a exemplo de professores, psicopedagogos, pedagogos, profissionais da área da educação e da saúde e afins, visando aperfeiçoar o profissional que atua ou pretende atuar na Educação Especial.

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