Faculdades vão acabar no Brasil
Modelo de negócio está tornando-se insustentável
Por Silvio N Akiyoshi / Diretor - FSB - 11 de abril de 2019

COMPARTILHE

Apesar das faculdades serem maioria, ou seja, 84% das instituições de ensino superior no Brasil, o mercado de educação superior tende a se tornar um oligopólio, como se tornou o setor bancário. Recentemente, só não se tornou um monopólio devido à intervenção do CADE na associação do Grupo Kroton com o Grupo Estácio.

Os grandes grupos conseguem reduzir a mensalidade a valores inviáveis para as pequenas, pois conseguem diluir os custos fixos na grande quantidade de alunos, além de não terem diversos custos, como pagar cerca de 8 mil reais por cada ato regulatório e inclusive ter que pagar registro a um grande grupo para cada aluno que consegue formar.

 

A regulação pelo MEC, necessária e até insuficiente, devido ao resultado dos ENADEs, exige que em toda instituição de ensino superior existam profissionais e infraestrutura mínimas, como doutores contratados em tempo integral, Comissão de Avaliação, coordenadores, equipe de informática, biblioteca com bibliotecária, laboratórios diversos, salas de aula com tecnologia inovadora, acessibilidade, consultores para entender suas portarias, bem como treinamentos contínuos, entre outros, chegando a pontos obrigatórios como cuidar de ex-alunos e fazer atividades gratuitas para sociedade.

"As faculdades fecharão ou serão engolidas por grandes grupos"

No caso de uma nova instituição, esta deve manter por seus próprios recursos toda a estrutura citada anteriormente por meses, chegando comumente a anos até que se consiga o credenciamento e autorização de curso e possa matricular seu primeiro aluno.  Isso acontece também quando se pretende abrir um novo curso; a faculdade precisa fazer todo o projeto e manter toda a estrutura até que seja autorizada, deve pagar e esperar, coisa que um grande grupo pode fazer quando e para quantos alunos quiser, a qualquer hora, independentemente do fato de que o conceito obtido no ENADE seja superior em outra instituição.

Se não houver modificação nas políticas educacionais, nos próximos anos haverá a extinção das faculdades, pois o modelo de negócio tornou-se insustentável, principalmente para se iniciar. As faculdades fecharão ou serão engolidas por grandes grupos. Na realidade, proibido é considerar um modelo de negócio, apesar das faculdades serem maioria.

Relacionados
Saiba como identificar se seu diploma é reconhecido ou falso

Confira oito pontos a se atentar antes de se inscrever em um curso superior

LEIA MAIS
Pós-graduação pode aumentar salário em até 118%, diz pesquisa

Em cargos operacionais, a graduação pode aumentar em 25% o salário.

LEIA MAIS
TCC deixou de ser obrigatório desde 2017

Nos cursos de Pós Graduação da São Braz a produção do trabalho de conclusão é opcional

LEIA MAIS
Saiba onde ficam os Polos da São Braz

Acesse nosso mapa interativo e descubra o polo mais próximo a você.

LEIA MAIS
Sobre Peso e Obesidade x Educação Física

O aumento da obesidade na infância desafia educadores físicos

LEIA MAIS
Renascimento de um dinossauro: “Novas” Diretrizes da Graduação do Curso de Educação Física

De volta aos problemas do passado

LEIA MAIS
É Possível Aprender Brincando?

Com as inovações no cenário das práticas pedagógicas, o padrão de ensino tem sofrido alterações, possibilitando diferentes abordagens didáticas, a ludicidade, por exemplo, é uma delas.

LEIA MAIS
Quer fazer uma Pós Graduação EAD Rápida ou com Custo Acessível?

Conheça nossas opções de cursos intensivos e promocionais

LEIA MAIS
Tudo Sobre Licenciatura em Educação Física EAD

Conheça as atividades atribuídas ao professor de Educação Física escolar

LEIA MAIS