Tudo Sobre Licenciatura em Educação Física EAD
Conheça as atividades atribuídas ao professor de Educação Física escolar
Por Guilherme Paiano Dos Santos / Coordenador de Ed. Física - 17 de maio de 2019

COMPARTILHE

Público Alvo

O curso de Educação Física da FSB é ideal para aqueles que na infância e na adolescência se interessavam pelos esportes, pela prática de exercícios físicos, e também para aqueles que compreendem a Educação Física como importante componente pedagógico e transformador da educação. Estas característcas formam um aluno ingresso disposto a dedicar sua carreira profissional para realizar com qualidade, dedicação e respeito, as atividades atribuídas ao professor de Educação Física escolar.

Sobre o curso

Vale destacar também que além da visão voltada o movimento humano, o curso abrange um universo amplo, visando à formação do homem como um todo, dando subsídios teóricos e práticos para que este possa elaborar e conduzir plenamente suas atividades, desde as voltadas para formação inicial, até as voltadas para a fase adulta. Além disso, o Licenciado em Educação Física pela Faculdade São Braz, possuirá compromisso e respeito em relação a profissão e a pratica docente, pois durante o curso sua formação é norteada por princípios éticos, de cidadania e de reflexão acerca da sua função enquanto profissional da saúde, e seu compromisso perante a sociedade.

Diferenciais

  • Ambiente Virtual de fácil operação e interatividade.
  • Tutores on line para esclarecimento de dúvidas e orientações.
  • Aulas práticas realizadas pelos alunos com orientação presencial de professores da área.
  • Vídeoaulas ministradas por professores de referência nas disciplinas.
  • Mensalidade acessível, atrelada a qualidade no ensino.

 

Áreas de atuação

Após a formação; o profissional poderá atuar exercendo atividades de docência da área de Educação Física ,e demais atividades pedagógicas, incluindo a gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de educação básica, nas diversas etapas e modalidades de educação (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação especial, educação profissional e técnica de nível médio, educação escolar indígena, educação do campo, educação escolar quilombola e educação a distância. Com a ampliação e a continuidade dos estudos é possível a atuação na Educação em nível Superior.

 

Matriz Curricular

O curso é dividido em 16 módulos, onde estão inseridas as seguintes disciplinas:

DISCIPLINAS

Ch

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA

40h

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

40h

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ASPECTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS

80h

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL

40h

ANATOMIA HUMANA

80h

FUNDAMENTOS TEORICOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO FISICA

80h

METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA

40h

CITOLOGIA E HISTOLOGIA

80h

METODOLOGIA CIENTÍFICA

40h

DANÇAS E ATIVIDADES RÍTMICAS

40h

FISIOLOGIA HUMANA BÁSICA    

80h

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

80h

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

80h

FILOSOFIA CONCEITOS BÁSICOS

40h

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

80h

METODOLOGIA DO ENSINO DAS   LUTAS

40h

BIOQUÍMICA

80h

DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

40h

ATIVIDADES RECRETIVAS E DE LAZER

80h

EDUCAÇÃO E SAÚDE  

40h

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

40h

TESTES E MEDIDAS DE AVALIAÇÃO FÍSICA

40h

CORPOREIDADE E LUDICIDADE

40h

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

40h

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

80h

HIGIENE E SOCORROS DE URGÊNCIA

80h

EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

80h

METODOLOGIA DO ENSINO DO ATLETISMO

80h

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

40h

HISTÓRIA E CULTURA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS

40h

METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL

40h

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ED. JOVENS E ADULTOS

80h

METODOLOGIA DO ENSINO DO BASQUETEBOL

80h

EDUCAÇÃO E DIREITO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

40h

FUNDAMENTOS DA CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA

40h

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL

80h

TREINAMENTO ESPORTIVO    

80h

METODOLOGIA DO ENSINO DO HANDEBOL

80h

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

40h

GENERO E SEXUALIDADE

40h

ESPORTES COMPLEMENTARES                

80h

ORGANIZAÇÃO , GESTÃO E LEGISLAÇÃO ESPORTIVA

80h

PROJETO

120h

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES ACADEMICO, CIENTÍFICO E CULTURAIS

200h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

100h

ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

100h

ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO

100h

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E NA GESTÃO   ESCOLAR

100h

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

3280h

 

Certificação: Licenciado em Educação Física

Duração: 4 anos ( 48 meses)

Dias e Horários: O Aprendizado e realizado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde o aluno é quem gerencia seu plano de estudos de maneira flexível, sempre respeitando o prazo para a realização e postagem das atividades.

O curso de Educação Física na modalidade a distância, tem a mesma validade que um curso presencial?

Sim, não há diferenciação no que diz respeito a validade do diploma, a única diferença entre um curso presencial e um curso a distância e a modalidade educacional, ou seja, o profissional formado em um curso a distância, poderá exercer os mesmos cargos e funções do que um profissional graduado no modelo presencial.

 

Devo realizar as provas do curso de forma presencial? Onde as realizo?

Obedecendo ao Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005 que cita:                  As avaliações da aprendizagem na EaD devem ser compostas de avaliações a distância e avaliações presenciais, sendo que as avaliações presenciais devem ser obrigatórias e prevalentes sobre outras formas de avaliação.

As provas são obrigatoriamente realizadas presencialmente. O local de realização das provas será o Polo de Apoio presencial ao qual o aluno estiver vinculado.

 

O que são atividades complementares?

As atividades complementares são conhecimentos e experiências devidamente comprovadas pelo (a) graduando (a) durante o curso, envolvendo estudos e práticas independentes, presenciais e/ou à distância, sob a forma de monitorias, de estágios extracurriculares, de programas de iniciação científica, de programas de extensão, de estudos complementares, de congressos, de seminários e de cursos de extensão. Ao longo do curso o aluno (a) deverá desenvolver um total de 200 horas destas atividades.

 

Como funciona a realização dos estágios supervisionados?

Os estágios supervisionados fazem parte da carga horária do curso, e devem ser realizados obrigatoriamente pelo aluno, estes compreendem quatro momentos de 100h cada:

  • Estágio na Educação Infantil
  • Estágio no Ensino Fundamental
  • Estágio no Ensino Médio
  • Estágio na educação especial inclusiva e na gestão escolar

O aluno receberá toda as orientações de como elaborar e postar pelo ambiente virtual, os relatórios de estágio no decorrer do curso.

 

O curso possui aulas práticas?

Além do estágio obrigatório, que tem como uma das funções servir de primeiro contato pratico com a futura atividade profissional do aluno, o curso de Educação Física da FSB propicia a seus alunos, para que possam unir a teoria com a pratica, onze aulas práticas para determinadas disciplinas, estas atividades são distribuídas ao longo do curso e possuem duração de 4 horas cada.

 

Como e onde devo realiza-las?

As atividades práticas são realizadas em locais próximos do Polo onde o aluno esta matriculado, evitando assim grandes deslocamentos, em quadras poliesportivas, escolas ou espaços apropriados para a realização de atividades físicas. Todas as atividades são ministradas e orientadas por professores qualificados da área, devidamente cadastrados juntos ao Polo e autorizados pela coordenação do curso de Educação Física da FSB.

Todas as orientações sobre as datas e locais sobre as atividades, são repassadas ao aluno via Ambiente Virtual. As disciplinas que possuem aulas práticas são:

Metodologia do ensino: Ginástica – Lutas – Atletismo – Voleibol – Futebol – Basquetebol – Danças e atividades rítmicas - Handebol – Além das disciplinas de Testes e Medidas de avaliação Física; Atividades recreativas e de lazer e Esportes complementares.

 

Referências:

Resolução nº 1, de 7 de janeiro de 2015 http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16870-res-cne-cp-001-07012015&itemid=30192

Resolução cne/cp nº 2, de 09 de junho de 2015:
http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file

Referencias de qualidade para a educação superior a distância:
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf

Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm

Relacionados
Saiba como identificar se seu diploma é reconhecido ou falso

Confira oito pontos a se atentar antes de se inscrever em um curso superior

LEIA MAIS
Pós-graduação pode aumentar salário em até 118%, diz pesquisa

Em cargos operacionais, a graduação pode aumentar em 25% o salário.

LEIA MAIS
TCC deixou de ser obrigatório desde 2017

Nos cursos de Pós Graduação da São Braz a produção do trabalho de conclusão é opcional

LEIA MAIS
Saiba onde ficam os Polos da São Braz

Acesse nosso mapa interativo e descubra o polo mais próximo a você.

LEIA MAIS
Sobre Peso e Obesidade x Educação Física

O aumento da obesidade na infância desafia educadores físicos

LEIA MAIS
Renascimento de um dinossauro: “Novas” Diretrizes da Graduação do Curso de Educação Física

De volta aos problemas do passado

LEIA MAIS
É Possível Aprender Brincando?

Com as inovações no cenário das práticas pedagógicas, o padrão de ensino tem sofrido alterações, possibilitando diferentes abordagens didáticas, a ludicidade, por exemplo, é uma delas.

LEIA MAIS
Quer fazer uma Pós Graduação EAD Rápida ou com Custo Acessível?

Conheça nossas opções de cursos intensivos e promocionais

LEIA MAIS
Faculdades vão acabar no Brasil

Modelo de negócio está tornando-se insustentável

LEIA MAIS