Quem é o profissional formado em Letras/Libras?
A Faculdade São Braz também se preocupa em preparar o futuro professor para compreender a importância da promoção do bilinguismo de forma autônoma e significativa, e assim atuar como profissional consciente de sua responsabilidade social e contribuir para uma sociedade mais inclusiva.
Por Laís Guebur / Coordenadora Letras/Libras - 30 de julho de 2019

COMPARTILHE

Na graduação, o profissional formado em Licenciatura Letras/Libras na Faculdade São Braz capacitado para: 

- Comunicar-se em Libras de maneira mais fluente possível (primeira e/ou segunda língua) nos diferentes gêneros textuais, formais ou informais; 

Dominar os conteúdos em relação à estrutura e funcionamento da Libras que é objeto dos processos de ensino e aprendizagem, ou seja, aprimorar o conhecimento e o uso da língua em termos de suas características culturais, estruturais e funcionais, mantendo-se atento às variedades.  

- Compreender o que é língua de forma geral assim como as especificidades das línguas de sinais. Selecionar e criar experiências de aprendizagem relevantes para o seu conhecimento e dos seus futuros alunos. 

- Entender os conceitos principais das disciplinas estudadas durante o curso e de acordo com o seu contexto social utilizar ferramentas que se adequem explorando as potencialidades didáticas do ato de ensinar. 

- Fazer mediações comunicacionais em contextos textuais variados, do Português para Libras ou vice-versa, desde obras literárias até bulas de remédio, de acordo com seu grau de interesse e estudo específico.

 

 

 

ATENÇÃO: Neste caso para atuação no campo de tradutor/intérprete, exigirá uma especialização na área, uma vez que a licenciatura não o prepara especificamente para essa função, mesmo havendo a disciplina de Tradução da grade curricular. O foco do curso de licenciatura é a formação de docentes. O profissional até pode atuar como mediador na comunicação entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma (Português e Libras) ou textos de temáticas variadas, podendo traduzir simultaneamente reuniões, palestras, falas de pessoas surdas por exemplo, mas de acordo com sua competência e possibilidades. 

 

Relacionados
Por que comemorar o dia do Hino Nacional?

O Dia do Hino Nacional Brasileiro é comemorado no dia 13 de abril

LEIA MAIS
7 dicas para estudar na modalidade EAD

Estudar a distância requer muita atenção e disciplina! À primeira vista, isso pode ser complicado para algumas pessoas, mas não é tão difícil quanto parece. Para lhe ajudar nesse processo, a São Braz separou algumas dicas infalíveis.

LEIA MAIS
O futebol é uma nova realidade?

Hoje iniciamos a publicação do primeiro texto abordando as mudanças nas práticas do futebol. Para começar, vamos refletir: ainda existe futebol arte?

LEIA MAIS
Libras poderá a ser obrigatória na educação pública

Projeto de Lei 2040/11 torna obrigatório o ensino da Libras nas escolas públicas brasileiras

LEIA MAIS
De Charles Miller ao Árbitro Assistente de Vídeo – VAR

Uma nova realidade no futebol brasileiro.

LEIA MAIS
Boletim FSB

Direitos Humanos Hoje

LEIA MAIS