TCC deixou de ser obrigatório desde 2017
Nos cursos de Pós Graduação da São Braz a produção do trabalho de conclusão é opcional
Por Silvio N Akiyoshi / Diretor - FSB - 07 de março de 2019

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O Conselho Nacional de Educação, por meio da resolução 1, de 6 de abril de 2018, entendeu, entre outras coisas, que o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório para os cursos de pós-graduação lato sensu. Antes era obrigatória não só a escrita como a apresentação ou defesa presencial e individual nos polos, para o caso da modalidade a distância (EAD).

A rigor, a resolução do CNE, de 6 de abril de 2018, se ampara no Decreto 9235, de 15 de dezembro de 2017, e suas portarias, ou seja, a obrigatoriedade caiu desde dezembro de 2017. Apesar deste longo tempo, diversas instituições públicas ainda não se atualizaram e não aceitam certificados de lato sensu sem a defesa do TCC para progressão em seus planos de carreira, exigindo ainda das instituições de ensino superior a aplicação do TCC.

 

"Engessar a avaliação a um modelo único

seria como desrespeitar a

individualidade de cada um"

 

Muitos alunos temem o TCC

 

Muitos professores defendem que o TCC é essencial para garantir a qualidade do curso, para que os alunos possam aprender a escrever. O TCC é ótimo, no entanto, engessar a avaliação a um modelo único seria como desrespeitar a individualidade de cada um, em sentido contrário a um ambiente de inovação e práticas exitosas a que se quer chegar. Precisamos ir mais além, ofertando outras formas de avaliação tão boas ou até melhores.

Independentemente da discussão sobre o que é melhor ou pior, o fato é que os órgãos que regulamentam assim determinaram e é o que a lei define. Também vale a pena lembrar que para os cursos de graduação, em geral, o TCC também não é obrigatório, a não ser para alguns casos em que está definido na diretriz de cada curso, como Teologia, por exemplo.

Na FSB os cursos de pós-graduação lato sensu são ofertados com o TCC opcional, de modo que possa optar por fazer ou não o TCC, respeitando, assim, o perfil de aprendizado de cada discente.

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